PANTANAL TECH

Carros elétricos já estão em 92% dos municípios de MS; Rio Brilhante conta com 18 veículos híbridos

Por RB NOTÍCIAS em 13/04/2024 às 11:36:20

Com mais de 3,5 mil veículos elétricos e híbridos, que são movidos a combustão e energia, os veículos ainda não chegaram em apenas seis cidades de Mato Grosso do Sul. Ou seja, 92% do Estado já conta com a novidade. Somente no ano passado, foram comprados 1.087 carros com esta tecnologia.

Conforme o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), apenas as cidades de Angélica, Coronel Sapucaia, Dois Irmãos do Buriti, Japorã, Juti e Paranhos não possuem registros de veículo elétrico ou híbrido.

Apenas quatro cidades sul-mato-grossenses possuem o registro de mais de 100 veículos, sendo Três Lagoas (164), Ponta Porã (124), Dourados (430) e Campo Grande (2.140). O Detran ainda revelou que, de 2022 para 2023, foi registrado um aumento de 53,84% da frota desse tipo de veículos registrados na Capital.

Enquanto no municípios de Alcinópolis, Batayporã, Caracol, Glória de Dourados, Jaraguari, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo, Tacuru e Vicentina foram registrados apenas um carro com a tecnologia, em cada um deles. Já em Maracaju e Corumbá, há registro de mais de 50 veículos.

Outras 34 cidades possuem de 2 a 9 carros elétricos ou híbridos. Em 15 cidades há entre 10 a 19 veículos. Já em Sidrolândia (26), São Gabriel do Oeste (36), Paranaíba (27), Naviraí (24), Jardim (21) e Coxim (28) possuem frota com mais de 20 carros com a tecnologia.

Pontos de carregamento - Durante pesquisa, a reportagem encontrou 16 pontos onde é possível recarregar os veículos, enquanto a plataforma Plug Share aponta que na Capital há 25 pontos de carregamentos, entre os quais 16 estão disponíveis ao público, sendo três de alta potência e quatro restritos.

O gerente Gildo Miranda, de 38 anos, conta que, em junho de 2023, a empresa passou a oferecer uma vaga de estacionamento exclusiva para os clientes que possuem carros elétricos ou híbridos.

"Nós deixamos aberto ao uso, o cliente que vem aqui pode fazer o carregamento. Logo no começo quando colocamos, ficou cerca de dois meses sem receber nenhum carro, mas desde que começamos a divulgar o carregador, a frequência começou a aumentar, agora praticamente todos os dias vem algum cliente para carregar."

A vaga exclusiva também se tornou um meio de a empresa divulgar o produto que é vendido na loja. Apesar dos poucos carros que passaram pelo ponto de carregamento, cerca de 20, apenas neste ano, Gildo relata que as vendas dos carregadores tiveram aumento de 20%.

Nos altos da Avenida Afonso Pena, também há um posto de carregamento de veículos híbridos e 100% elétricos. O ponto de autoatendimento, disponível para realizar o carregamento de dois carros ao mesmo tempo, fica em frente à concessionária da Audi.

Por não estar lidando diariamente com as recargas dos automóveis, o analista financeiro Inácio Holsbach, de 32 anos, diz não saber informar o custo por kilowatts, mas diz que o carregamento total dos carros ocorre em cerca de 45 minutos, custando aproximadamente R$ 40. Apesar de a loja funcionar das 8h às 18h, o carregamento pode ser realizado a qualquer horário.

Comunicar erro

Comentários

ALMS