ALEMS

Produtora de soja em Rio Brilhante conseguiu driblar quebra produtiva em Mato Grosso do Sul

Por RB NOTÍCIAS em 22/05/2024 às 18:27:26

Rio Brilhante é um dos maiores produtores de soja de Mato Grosso do Sul. Com a queda de rendimento nesta temporada por conta do clima seco, o produtor do município tem investido em sustentabilidade para evitar maiores perdas.

A família Britto Fernandes, tradicionalmente criadora de gado de leite e de corte, que saiu do interior de São Paulo para o Centro-Oeste em 1971. No início da década de 90 a integração lavoura-pecuária passou a fazer parte do negócio, agregando maiores rendimentos à produção animal e dos grãos na fazenda Pão e Mel.

Produtividade de soja

Graças ao sistema de rotação e ao cuidado com a fertilidade do solo, a propriedade atingiu 60 sacas de soja na atual safra, enquanto a média do município ficou em 49. Mesmo assim, o número é inferior às 72 sacas da temporada passada. Atualmente, Rio Brilhante dedica 140 mil hectares à soja.

"Colocamos braquiária junto com o milho e, assim, temos uma cobertura, uma matéria orgânica antes do plantio da soja, o que preserva o solo. Possuímos áreas de produção que ficam um ano só com pastagem. Exploramos com o gado e só depois retornamos para a agricultura", com a produtora Maira Cristina Fernandes.

Perfil de Rio Brilhante

Se pela baixa altitude Rio Brilhante sofre com as altas temperaturas, o produtor local busca na tecnologia a saída para se manter na atividade e equilibrar metas produtivas.

"Este ano, devido às altas temperaturas e problemas com veranico, teve muita falta de chuva. Acreditamos em uma queda de aproximadamente 30% da produção nesta safra. Tem muitos produtores investindo em irrigação. Alguns aqui têm praticamente 90% da área irrigada", conta o presidente do Sindicato Rural do município, Luciano Cargnin Manfio.

Além do investimento em tecnologia, a tradição familiar e a quebra de paradigmas também são fatores que motivam a prosseguir na atividade rural.

"A gente quebrou um pouquinho esse lado do masculino com com a chegada da minha mãe na família. Ela veio para ajudar o meu pai e depois para tomar conta da fazenda do meu avô de pecuária. Ela foi uma fonte de inspiração para eu me colocar mediante à empresa como mulher, ao lado de meus irmãos", conta Maira.

Fonte: Canal Rural

Comunicar erro
SANESUL

Comentários

SUA VOZ