PANTANAL TECH

Operação cumpre mandado em Dourados e mira esquema que movimentou R$ 200 mi em notas frias

Por RB NOTÍCIAS em 22/02/2024 às 11:32:48

Policiais federais e servidores da Receita Federal cumprem desde o início da manhã desta quinta-feira (22/2) mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e São Paulo, contra grupo especializado em emissão de notas fiscais irregulares, chamadas de "frias" e criação de empresas fantasmas para o transporte de produtos contrabandeados pelo Brasil.

As ações ocorrem em Dourados, Ponta Porã e São Paulo (SP). A operação foi batizada de Partidas Dobradas

Ao todo, de acordo com a PF, são cinco determinações para busca e apreensão [uma delas em Dourados] e uma para prisão preventiva.

De acordo com as investigações desde 2018 o grupo foi responsável pela emissão de mais de 35 mil notas fiscais.

Esses documentos somaram aproximadamente R$ 200 milhões. Para isso, eles eram remunerados de várias maneiras, dentre elas, o recebimento de um percentual sobre o valor global de cada nota fiscal.

Em posse dos papeis irregulares, o grupo realizava o transporte irregular em território nacional de variados produtos, "tais como eletrônicos, pneus, agrotóxicos, cabelo humano, garrafas térmicas, copos térmicos, postes de concreto, cimento, dentre outros. Muitos desses serviram também para ocultar drogas, armas e mercadorias de maior valor agregado", cita em nota a Polícia Federal.

O transporte, por vezes, era realizado pelos solicitantes ou por terceiros.

Já a receptação era intermediada por assessoria contábil, que criava empresas laranjas por curto período de existência, descartadas e substituídas periodicamente.

Parte dos produtos contrabandeados/descaminhados pelo grupo foram apreendidos, além de Mato Grosso do Sul, em Santa Catarina, Minas Gerais Goiás, Mato Grosso, dentre outros.

Comunicar erro

Comentários

ALMS