PANTANAL TECH

Nível do Rio Paraguai mais baixo que em 1964 alerta para seca histórica no Pantanal de MS

Por RB NOTÍCIAS em 14/04/2024 às 09:37:54

Mato Grosso do Sul caminha para vivenciar a pior seca do Rio Paraguai de todos os tempos. O alerta vem sendo feito por ambientalistas e pesquisadores há meses, e um número chama atenção para a gravidade da situação: o nível do Rio Paraguai neste mês é menor que no mesmo período de 1964 – até então, ano com a pior seca já registrada na região.

Dados da Marinha do Brasil mostram que o nível do Rio Paraguai, em , chegou a 1,16 metros no dia 11 de abril. No mesmo dia de 2023, o nível do rio era de 2,74 metros. Em 2022, era 1,97 metros. Em 2021, 1,83 metros. Já em 2020, o nível do rio estava em 1,64 metros. Historicamente, em abril, começa o período de cheia do , com auge em julho e agosto.

O professor Dr. Geraldo Damasceno Junior, coordenador do Peld-Nefau (Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explica que o nível do Rio Paraguai define o quanto o campo vai ter de água ao longo do ano. Neste, porém, as perspectivas são ruins.

"Não vai inundar o Pantanal este ano. Se chover pouco, como é esperado no período de seca, a chance de períodos secos é grande e, consequentemente, as chances de incêndios florestais aumentam".

Para ele, todas as organizações estão mais atentas e empenhadas na prevenção dos incêndios florestais. Com isso, as chances de uma tragédia ambiental como vista em 2020 são menores, porém, com "condições críticas".

Comunicar erro

Comentários

ALMS